top of page

[My Opinion] Equipa unida, nunca é Equipa derrotada


Acabou a última prova de Águas Abertas deste 18th FINA World Championships 2019, em Gwangju (Coreia do Sul), e quero deixar a minha opinião sobre a prestação da nossa Seleção Nacional, que está presente neste campeonato.

Levamos a este campeonato uma seleção composta apenas por três elementos, a nossa Grande Angélica André e os nossos Grandes Rafael Gil e Tiago Campos. Logo aqui parecem poucos, mas foram os que foram.

Os resultados não foram os esperados pela FPN, embora tenham sido os melhores de sempre em Mundiais Águas Abertas, o que por si só já é positivo. O 12º lugar da Angélica foi o TOP da nossa participação nos Mundiais de Gwangju 2019. Os rapazes estiveram menos bem em termos de resultados, desta vez não foi possível melhor, as provas foram muito rápidas e com muito contacto físico. Agora é levantar a cabeça e seguir em frente.

Olhando para as Águas Abertas Portugal, percebe-se que são muito, mas mesmo muito jovens, e por isso mesmo o caminho ainda é longo. Se acho que temos massa crítica para mais? Não, massa crítica não, são poucos nesta modalidade, mas sim que temos um bom grupo disponível para trabalhar muito, trabalhar arduamente para fazer mais e melhor.

Não quero mesmo ver a "toalha deitada ao chão", é preciso acreditar e apostar mais nesta modalidade, que ainda tem muito para dar em Portugal. Existem nadadores à espera da sua oportunidade, afinal de contas, as águas abertas não são só para "miúdos", a maturidade vem bem mais tarde.

No entanto ainda falta algum investimento federativo, embora se veja que neste mandato, tudo mudou para as águas abertas. Obrigado à FPN pelo que tem feito.

Agora falta uma maior aposta dos clubes, dos treinadores e dos nadadores para termos mais e melhores condições para o desenvolvimento das Águas Abertas. A aposta centra-se muito no "cais da piscina", é preciso sair da zona de conforto e trabalhar o desenvolvimento desta modalidade.

Os apoios também são um ponto a melhorar, a sociedade civil e empresarial tem, e deve estar empenhada no desporto. Fica a dica, aproveitem e apoiem os nossos nadadores de águas abertas nacionais, eles precisam do Vosso apoio.

É preciso continuar a treinar, a dar o melhor de si, a treinar duro para aguentar outros ritmos de prova. Encontrar um pelotão para treino de águas abertas não é fácil, mais é possível com mais investimentos dos clubes. Imaginem o que era treinar natação pura sem equipa!

Parabéns a todos pela participação e força para as próximas participações.

Temos de apoiar os nossos nadadores, nos bons, mas principalmente nos momentos menos bons.

Estamos com vocês, Estamos Unidos, Equipa Unida nunca é Equipa derrotada.

Obrigado Rui Sardinha, Daniel Viegas pelo trabalho desenvolvido. Obrigado aos clubes e treinadores dos nossos atletas pelo trabalho desenvolvido diariamente e Força Angélica, Rafael e Tiago.

Créditos da imagem: Daniel Viegas - Facebook

bottom of page