top of page

Angélica André com melhor classificação de sempre em Campeonatos do Mundo


A nadadora portuguesa, Angélica André, alcançou esta madrugada a melhor classificação de sempre de um nadador português, em Campeonatos do Mundo de Águas Abertas, com o seu décimo lugar na prova dos 5km, do Mundial de Gwangju.

Angélica André completou a prova no tempo de 58:11.8, a melhor classificação de um nadador português num mundial de águas abertas.

Angélica André à FPN: “Esta é a melhor classificação que fiz em mundiais. Na prova de 10 km fui 19.ª classificada. Uma prova com muito contacto físico. Acabei por ser apertada na última boia e na reta final, perdendo alguns lugares, mas isso faz parte de uma competição em águas abertas, não dava mesmo para escapar ao pelotão que segui muito compacto.”

A vitória foi para a brasileira, Ana Marcela Cunha, que venceu ao sprint, com 57:56,0 minutos, um segundo menos que a francesa, Aurelie Muller, e dois segundos que a americana Hannan More.

Na próxima sexta-feira, Angélica vai nadar a sua última prova deste Mundial, participando nos 25km.

Daniel Viegas, diretor técnico águas abertas: “Prova extremamente positiva da Angélica André. Entrou na primeira volta descontraída, estava previsto colocar-se um pouco melhor. Mas na segunda volta já tinha corrigido, progredindo bem. Na última volta colocou-se em posição de poder discutir os 10 primeiros lugares. Foi prejudicada na última boia, sendo bloqueada pela nadadora chinesa, perdendo o 7.º posto que ocupava na altura. É depois numa reta final onde alinhava mais de 25 nadadoras separadas por menos de 20 segundos, conseguiu garantir um histórico 12.º lugar. Foi a melhor classificação num campeonato do mundo, mas deixa a sensação que é possível fazer melhor. Ainda falta a dura prova dos 25km, sexta-feira. E agora vamos trabalhar (descanso e recuperação) para tentar superar este resultado.”

Créditos da imagem: FPN

bottom of page