"Pelotão" feminino do Campeonato Nacional de Águas Abertas
Na véspera de mais um Campeonato Nacional de Águas Abertas, e agora já com a entry-list final, esta apresenta um leque de nadadores de grande valia e potencial desportivo.
O campeonato vai contar com várias distancias adequadas a cada escalão das Águas Abertas (10km, 7.5km), bem como a prova de 5km absoluta.
Na prova rainha do campeonato, o grande destaque vai para a campeã Angélica André do Clube Fluvial Portuense. Nos últimos anos, Angélica nadou sem grande oposição, sendo mesmo Penta-Campeã dos 5km do Campeonato Nacional de Longa Distância. O último título, realizado nas piscinas de Coimbra, em fevereiro deste ano, foi obtido sem oposição, tendo mesmo sido a vitória feminina mais folgada no campeonato nacional de longa distância. Angélica nadou no tempo de 56:58.19, obtendo assim a melhor marca nacional feminina dos 5km. Em Águas Abertas, Angélica vem também defender o seu título, apresentando-se como a principal candidata.
A prova dos 10km ainda conta com a participação de Eva Carvalho do Benfica , que participou na etapa da Taça do Mundo de Setúbal em 2017,
A prova feminina dos 7.5km espera-se que seja mais disputada, com a presença de inúmeras caras conhecidas das Águas Abertas, nadadoras com elevado potencial e algumas com experiências internacional, que podem fazer a diferença nos momentos mais difíceis.
Prova a ser disputada por Letícia André (SL Benfica) e Alexandra Frazão (CASPAE), respetivamente 2ª e 3ª classificada no último Campeonato Nacional de Longa Distância, e presenças assíduas nas águas abertas.
Ainda temos algumas jovens, que têm demonstrado espaço e potencial para crescer nas Águas Abertas: Inês Martins (CF Portuense), Mariana Amaral Mendes (ADRCC Monte Maior), Ana Rita Queiroz (CASPAE). Sara Alves (AC Cantanhedense) e Catia Agostinho (CN Rio Maior).
No escalão AA 14/15, que vai nadar a prova dos 5km, prova marcada por Mafalda Rosa (CN Rio Maior) campeã no último Nacional de Longa Distância nos 3000 metros Absoluto e 14/15 (tempo de 36.06,47), melhor marca nacional do campeonato. Jovem nadadora que foi 6.ª classificada no último Campeonato da Europa de Juniores de Águas Abertas, e de quem se espera muito.
A mais importante competição nacional da época em águas abertas será o início do processo de apuramento para o Campeonato da Europa de Glasgow (absolutos) de 8 a 12 de Agosto, e também para o Campeonato da Europa de Juniores em Malta, de 13 a 15 de Julho.
NAA - Notícias Águas Abertas