top of page

FPN realiza primeira conferência de imprensa de apresentação da FINA Marathon Swim World Series 2018


(foto do site FPN)


A FPN realizou hoje a primeira conferência de imprensa de apresentação da FINA Marathon Swim World Series 2018 Setúbal, que decorreu a bordo da embarcação municipal “Maravilha do Sado".


Setúbal recebe mais uma etapa da FINA Marathon Swim World Series 2018, competição disputada na Baía do Sado, e que conta também com o Open Challenge, prova aberta FINA Marathon Swimming World Series, já com cerca de 100 inscritos.


Presentes na primeira Conferência de Imprensa estiveram a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, o presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), António José Silva, Luís Liberato Batista, diretor do Departamento de Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social na autarquia setubalense, e Pedro Pina, vereador do Departamento de Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social.


Maria das Dores Meira, presidente da CM de Setúbal: “Esta conferência de imprensa, realizada na embarcação Maravilha do Sado, permite-nos mostrar o palco onde irá decorrer a FINA Marathon Swim World Series 2018, uma das mais belas baías do mundo. Cerca de 120 nadadores em representação de 30 seleções irão competir naquela que é a mais importante prova de águas abertas realizadada em Portugal desde 2006. É um orgulho para nós podermos receber este evento, que já foi qualificação olímpica para os Jogos do Rio 2016 e de Londres 2012, podendo desde já adiantar que irá continuar a ser disputada pelo menos nos próximos três anos, até 2021.”


António Silva, presidente da FPN: “Teremos a maior participação de sempre na competição de elite, com cerca de 120 nadadores dos cinco continentes com destaque para as grandes referências da natação internacional das águas abertas, os campeões olímpicos e os vencedores em Setúbal de 2016. Na seleção nacional destaque para os campeões de Portugal Rafael Gil e Angélica André.”


Luís Liberato Batista, diretor da competição: “É uma aposta forte da FINA a prova aberta a Open Challenge FINA Marathon Swimming World Series - Setúbal 2018. Uma competição para nadadores federados e não federados, com distâncias para idades a cima dos 10 anos. Um evento que procuramos promover junto de escolas e clubes que possam trazer a Setúbal o maior numero de nadadores. Temos como objetivo, nos próximos três anos, chegar aos 1500/2000 inscritos. Queremos que Setúbal, pela sua vocação para as águas abertas, se possa transformar num centro de treino para essa disciplina olímpica.”


Pedro Pina, vereador da CM Setúbal: “Setúbal tem como objectivo potenciar o que tem, neste caso, o Sado, assim como a Arrábida, como recurso para diversas atividades desportivas e lúdicas. Procuramos desenvolver um conjunto de eventos, onde esta competição surge em destaque pelas suas características únicas.”


A etapa de Setúbal da Taça do Mundo Fina Hosa 10km Marathon Swimming World Cup integra mais uma vez a FINA Marathon Swim World Series 2018, a par de Doha (Quatar, 17 de março), Seychelles (20 de maio), Balatonfuren (Hungria, 16 de junho), Lac St. Jean (Canadá, 26 de Julho), Lac Megantic (Canadá, 11 de agosto), Chun’na (China, 16 de setembro), Taiwan (Taipé, 22 de setembro), Abu Dhabi (UAE, 24 de novembro).




NAA Notícias Águas Abertas

bottom of page