A Nutrição e Hidratação numa prova de Águas Abertas
Artigo de Daniel Cady, Nutricionista da Seleção Brasileira de Águas Abertas, formado pela Universidade Federal da Bahia, e publicado no site Swimchannel.net.
Como a alimentação pode ajudar no combate a fadiga muscular em uma prova de águas abertas
Durante os últimos dez anos, a nutrição esportiva tem-se centrado sobre o que e quanto comer. Entretanto, recentemente, pesquisas científicas na área da nutrição e fisiologia esportiva revelam que o quanto você come pode ser ainda mais importante.
Numa prova de águas abertas, o desgaste do atleta é imenso, principalmente no fim da travessia. Se o corpo humano receber nutrientes durante a prova, o nadador terá energia para manter o ritmo de nado, nesse caso, o nutrient timing.
Nutrient timing (tempo de nutrientes) é um novo conceito que acrescenta a dimensão que faltava para a nutrição esportiva, a dimensão do tempo. Novos paradigmas nutricionais surgem ressaltando a importância e o impacto do tempo de absorção e metabolização de nutrientes na performance humana. Seja qual for seu nível de performance ou modalidade esportiva, o novo conceito de tempo de nutrientes terá impacto enorme nos seus resultados competitivos e de composição corporal.
O tempo de nutrientes transforma o comer em componente estratégico de treinamento, condicionamento e desempenho esportivo. Ao coordenar a ingestão de alimentos na hora certa, você será capaz de aproveitar melhor e de forma mais eficiente as adaptações bioquímicas do corpo que ocorrem durante e após o exercício físico. Essas adaptações são responsáveis pela construção muscular e armazenamento de energia, promovendo mais resistência, facilitando recuperação muscular e mantendo-o saudável durante todo o período de treinamento.
Dentro do universo da natação, sobretudo em águas abertas, esse conceito deve ser ainda mais valorizado, uma vez que os desafios nutricionais em competições são cada vez maiores envolvendo diferentes distâncias (1 a 25 km) e condições de provas (rio, lago, mar, frio, calor, etc). O atleta deve planejar bem a alimentação, a hidratação e a suplementação. A seguir, algumas dicas para otimizar seus resultados antes e durante o treino ou competição.
Hidratação
Muito negligenciada por atletas, a hidratação é também indispensável para o aumento no nível de performance. O ideal é consumir pequenos volumes de água ou repositor hidroeletrolítico de forma fracionada ao longo de todo o dia.
Essas são algumas recomendações genéricas. Procure um nutricionista esportivo para melhor adequação, respeitando sua individualidade bioquímica.
Todo do artigo no site Swimchannel.net
João Bárbara
NAA - Natação Á guas Abertas